Nesta época do ano, no norte da Rússia, o clima é extremamente frio, o que é demonstrado nas imagens do navio Sun Rio, de bandeira panamenha (com longos 30 anos de serviço), que chegou há poucos dias ao porto de Vladivostok, com carros congelados.
navio que leva carros para a Rússia torna-se uma casca de gelo
— Tati Cruz (@Taticru79846829) December 28, 2021
O navio de carga ironicamente chamado de ‘Sun Rio’ se tornou viral recentemente, depois que imagens compartilhadas online mostram que ele está coberto por uma camada de gelo de centímetros de espessura.
O navio pic.twitter.com/12eC0EG2Vq
O navio transportava um grande número de carros japoneses usados que, devido ao frio extremo que prevalecia na última etapa da viagem, estavam cobertos por uma camada de gelo de 15 centímetros de espessura. Quer dizer, eles congelaram no caminho.
Conforme revelado por Motorpasión, graças às contribuições de VL.ru, em dezembro, o Mar do Japão estava muito agitado e ventoso, e a água que espirrou no navio se transformou em gelo. Os velejadores revelaram que este ano o clima foi muito mais severo em comparação com outras épocas.
“Uma carga de carros japoneses usados ficou endurecida em uma casca de sal e gelo de 12 centímetros de espessura depois que o navio de carga que os levava para Vladivostok foi pego em um período de tempo excepcionalmente frio no Mar do Japão.”
A cargo of used Japanese cars got caked in a 12-centimetre-thick shell of salt and ice after the cargo ship delivering them to Vladivostok was caught in a spell of unusually cold weather in the Sea of Japan pic.twitter.com/779hliM4js
— The Siberian Times (@siberian_times) December 28, 2021
Tão forte foi a “odisseia”, que para descarregar os veículos, a grua os retirou do navio e as pessoas tiveram que quebrar o gelo para trazê-los de volta ao “formato original”. Porém, algumas unidades puderam ser reconhecidas por mais que estivessem cobertas de gelo, como as unidades das marcas Honda e Toyota.
*Texto publicado originalmente no site Parabrisas, da Editora Perfil Argentina.