O secretário de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, disse nesta quinta-feira (10) que a Rússia planeja iniciar um exercício estratégico nuclear em breve. De acordo com a CNN, o secretario alertou que as ações do Kremlin estão indo na direção errada, apesar dos esforços para encontrar uma solução diplomática.
Wallace disse que a Grã-Bretanha teve acesso a informações de inteligência de que a Rússia estava engajando em planos para as chamadas operações de “bandeira falsa” como um pretexto para invadir a Ucrânia, além de realizar ataques cibernéticos e outras atividades desestabilizadoras.
“Apesar da conversa, a direção da viagem está no caminho errado”, disse Wallace à rádio BBC. “Os russos ainda estão aumentando seus grupos táticos de batalhão. […] Eles estão planejando iniciar um exercício estratégico nuclear em breve e, de fato, vemos mais atividade em outros lugares.”
Ele disse ainda que, o Reino Unido ainda pode enviar mais tropas para dar apoio a seus aliados nos leste e sul da Europa, caso seja necessário. E ainda acrescentou que, no momento, considera “lento” o progresso na tentativa de resolver a crise da Ucrânia.
“Putin disse que se a Ucrânia se juntar à OTAN , a guerra nuclear acontecerá com certeza. EUA, Reino Unido e OTAN também estão fazendo exercícios de guerra conjuntos para dizer à Rússia que estão prontos para a guerra. Significa que o mundo está muito próximo da 3ª guerra mundial. Putin sempre faz o que manda.”
Putin said if #Ukrain will join #NATO then nuclear war will happen for sure. #USA, #UK and #NATO are also doing joint war exercise to tell to #Russia that they are ready for war. Means world is very near to 3rd world war. Putin always does whatever says.
— KRK (@kamaalrkhan) February 10, 2022