Na capital São Paulo, pontos turísticos, históricos e monumentos foram iluminados na noite deste domingo (27) com as cores da Ucrânia. O país sofre com a invasão e os ataques da Rússia desde quinta-feira (24).
Em nota, a prefeitura de São Paulo, comandada por Ricardo Nunes, informou que “Com essa iniciativa, a Prefeitura reafirma a convicção da cidade de São Paulo de que a única forma de superar conflitos é por meio do diálogo e de negociações pacíficas e diplomáticas”. A ação ocorre em cinco pontos da cidade: Monumento às Bandeiras, sede da Prefeitura, Viaduto do Chá, Biblioteca Mário de Andrade e na Ponte Estaiada.
De acordo com o portal G1, os símbolos permanecerão iluminados das 18h30 até 0h30 desta segunda-feira (28).
Entenda o conflito
Nesta quinta-feira (24), Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.
Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.
“Quem tentar inferir, ou ainda mais, criar ameaças para o nosso país e nosso povo, deve saber que a resposta da Rússia será imediata e levará a consequências como nunca antes experimentado na História”, afirmou Putin
Pontos históricos e monumentos de São Paulo foram iluminados nas cores amarela e azul neste domingo (27) em solidariedade à Ucrânia, país que sofre invasão da Rússia desde quinta-feira (24).#SP #SPNoticias
— São Paulo Notícias (@_SPNoticias) February 28, 2022
????Secom/PMSP
????G1 SP pic.twitter.com/2Fhgiafy9g