Uma explosão na usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, poderia ser uma catástrofe, de acordo com o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, “Se explodir, será dez vezes maior do que Chernobyl!”, publicou o ministro no Twitter.
Russian army is firing from all sides upon Zaporizhzhia NPP, the largest nuclear power plant in Europe. Fire has already broke out. If it blows up, it will be 10 times larger than Chornobyl! Russians must IMMEDIATELY cease the fire, allow firefighters, establish a security zone!
— Dmytro Kuleba (@DmytroKuleba) March 4, 2022
“A Rússia deve parar imediatamente o ataque, permitir que os bombeiros trabalhem e estabelecer uma zona de segurança“, acrescentou Kuleba.
A usina fica em Enerhodar, uma cidade às margens do rio Dniepre, que responde por um quarto da geração de energia do país. A usina Zaporíjia gera 6.000 megawatts.
“Como resultado do contínuo bombardeio inimigo de prédios e unidades da maior usina nuclear da Europa, a usina nuclear de Zaporíjia está pegando fogo”, disse o prefeito Dmytro Orlov em seu canal Telegram, citando o que chamou de ameaça à segurança mundial.
Mais cedo, Orlov já tinha afirmado que uma coluna de tropas russas estava indo em direção à usina nuclear, relatando que “tiros altos podiam ser ouvidos na cidade”, segundo o jornal O Globo.
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, pediu à Rússia que encerre imediatamente os combates na usina nuclear e forneça acesso aos bombeiros. “O exército russo está atirando de todos os lados contra a central nuclear de Zaporizhzhia, a maior usina nuclear da Europa”.
“Se explodir, será 10 vezes maior que Chernobyl! Os russos devem cessar IMEDIATAMENTE o fogo, permitir os bombeiros, estabelecer uma zona de segurança!”, aponta Kuleba.
Por sua vez, o prefeito da cidade vizinha de Energodar, Dmytro Orlov, postou em seu Facebook: “Uma ameaça à segurança mundial! usina nuclear de Zaporizhia está pegando fogo!!!”.
“Eu exijo que você pare! Pare imediatamente de bombardear a usina nuclear de Zaporizhia”, disse o prefeito em uma mensagem de vídeo. As Forças Armadas mantêm a defesa e há vítimas, mas seu número e condição exatas não foram estabelecidos, informou o Ukrinform.
A Rússia assumiu o controle da usina nuclear de Zaporizhia e Chernobyl
O exército russo assumiu o controle da área ao redor da usina nuclear de Zaporizhia, a maior da Ucrânia e da Europa.
A carta da Agência Internacional de Energia Atômica acrescentou que a equipe da usina continua seu “trabalho para fornecer segurança nuclear e monitoramento de radiação no modo normal de operação”.
“Os níveis de radiação permanecem normais”, disse a Rússia em sua carta, segundo a AIEA, antes do incêndio. Zaporizhia é a maior usina nuclear da Europa, com seis dos 15 reatores da Ucrânia.
A Rússia, que invadiu a Ucrânia na semana passada, já assumiu o controle da usina nuclear desativada no norte de Chernobyl, que foi palco do pior desastre nuclear do mundo em 1986. Na sexta-feira passada, o governo ucraniano alertou que um aumento na radiação foi detectado na zona de Chernobyl.
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) informou que recebeu um pedido da Ucrânia para “fornecer assistência imediata na coordenação de atividades relacionadas à segurança” de Chernobyl e outros locais.