O avião da Força Aérea Brasileira (FAB), irá resgatar na próxima segunda-feira (7), às 15 horas, os brasileiros que estavam na Ucrânia. A aeronave, um KC-390 com capacidade para carregar 80 pessoas, seguirá até Brasília para facilitar o embarque dos suprimentos. O avião levará quase 12 toneladas de ajuda humanitária.
O trajeto já foi preparado pela Aeronáutica. O voo seguirá para Varsóvia na Polônia, local principal de onde se encontram os brasileiros que fugiram do conflito. O avião deve retornar para o Brasil na quinta-feira (10).
De acordo com estimativas do governo em média 100 brasileiros ainda está no local. O Brasil está sob coordenação do Ministério de Relações Exteriores e um segundo avião, o KC-390 estará à disposição caso seja necessário.
Conflito Rússia e Ucrânia
Na quinta-feira (24), o governo russo invadiu à Ucrânia e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Alguns dos motivos pelo qual esta invasão aconteceu é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.
Por determinação da Presidência da República e sob coordenação dos Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, uma aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) tem previsão de decolar na segunda-feira (7) à tarde, de Brasília (DF), para o resgate de brasileiros pic.twitter.com/pHOwxx80ek
— Força Aérea Brasileira ???????? (@fab_oficial) March 3, 2022