Com o intenso fluxo de cidadãos ucranianos fugindo do país em meio ao conflito com a Rússia, uma cena chamou a atenção da jornalista Anastasia Lapatina nesta sexta-feira (4) na fronteira com a Polônia, principal rota que tem sido utilizada para deixar a Ucrânia.
A cena, compartilhada por ela em sua rede social, mostra um homem tocando piano em pela luz do dia, como uma forma de receber os refugiados ao país europeu. O pianista estava tocando a música ”Buyer Preschool” de Kazuko Ina.
At the Polish border with Ukraine right now. pic.twitter.com/0lf1hmcw0j
— Anastasiia Lapatina (@lapatina_) March 4, 2022
Milhares de refugiados
O número de pessoas fugindo da Ucrânia não para de subir. A estimativa da Agência da ONU para Refugiados (Acnur) é que o total de refugiados ucranianos chegue a 1,5 milhão até o fim deste fim de semana. Isso quer dizer que pelo menos 200 mil pessoas devem fugir do país entre sábado (5) e domingo (6).
O diretor da ONU explicou que, nesta primeira onda de pessoas fugindo, há muitos ucranianos que estão pedindo ajuda para amigos e parentes que vivem em outros países da Europa. A próxima, porém, pode ser mais complexa, com pessoas que não têm onde ficar temporariamente.
De acordo com a ACNUR, a maioria dos refugiados ucranianos foi para a Polônia, Hungria, Moldávia, Romênia, Eslováquia, enquanto outros foram em direção a vários outros países europeus. Cerca de 140 mil foram em direção à Rússia.