Distrito Federal libera uso de máscara em locais fechados

Governador Ibaneis Rocha (MDB) disse que a medida entra em vigor nesta quinta-feira (10)

prefeitura-de-sp-volta-a-recomendar-uso-de-mascaras-em-locais-fechados
(Créditos: Sean Gallup/Getty Images)

Ibaneis Rocha (MDB), governador do Distrito Federal, anunciou que o uso de máscaras deixa de ser obrigatório em lugares fechados, a partir desta quinta-feira (10). A notícia foi divulgada através das redes sociais. Segundo o chefe do Executivo, a medida será publicada em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). Até o momento, o decreto não tinha sido oficializado.

Publicidade

De acordo com o G1, a obrigatoriedade de máscara, até então, estava liberada apenas ao ar livre, porém, deixa de ser obrigatória em lugares fechados. Durante uma coletiva à imprensa no Palácio do Buriti, nesta quinta-feira (10), o governador comentou sobre a liberação de máscaras. Ele disse que “ainda existe a Covid-19 e recomendou que a população continue se cuidando.

“Não é obrigatória a retirada da máscara. A gente espera que a população evite grandes aglomerações”, diz o governador. Ele ainda afirmou que “chegou a hora da gente tentar uma vida normal” e, como justificativa, citou que o Ministério da Saúde está estudando reduzir a pandemia para uma endemia.

O uso obrigatório das máscaras em ambientes público no DF começou a valer em abril de 2020, por conta da pandemia. Já em novembro de 2021, a medida deixou de ser exigida, devido à diminuição do número de casos.

No começo deste ano, em janeiro, com o aumento na capital devido à variante ômicron, as máscaras voltaram a ser obrigatórias. Porém, a máscara foi liberada ao ar livre novamente em 4 de março, com a redução de casos da Covid-19.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.