O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky declarou que “é questão de tempo” a Rússia atacar algum território da Otan. Ele reforçou o pedido para uma zona de exclusão aérea em seu país, para evitar os ataques a membros da aliança militar.
“E agora repito novamente: se vocês não fecharem nossos céus, é apenas uma questão de tempo até que mísseis russos caiam em seu território, no território da Otan, nas casas dos cidadãos da Otan”, afirmou Zelensky em pronunciamento feito pela internet.
De acordo com o portal G1, neste domingo (13), 35 pessoas morreram em ataques aéreos, a oeste da Ucrânia, perto da fronteira com a Polônia, que faz parte da Otan. “Passamos pela pior privação da nossa história”, falou Zelensky para o povo ucraniano.
Entenda o conflito
Desde a quinta-feira (24), Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.
Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.
Diferentemente dos outros encontros, a reunião acontece por videoconferência. Kiev pede a saída imediata das tropas russas, já Moscou exige garantias de que a Ucrânia não irá entrar na Otan e União Europeia. Ouça os destaques do @jornaldacbn. #NoArNaCBNhttps://t.co/m0sHTvW3Te
— Rádio CBN (@CBNoficial) March 14, 2022