Organização das Nações Unidas divulgou nesta terça-feira (15) que três milhões de pessoas já deixaram a Ucrânia. A Rússia invadiu o território da Ucrânia desde 24 de fevereiro e esse número representa quase 7% da população do país.
O balanço divulgado pela ONU apontou que dos 3 milhões de refugiados, 1,4 milhão são crianças, a partir de um levantamento feito pela Unicef, Fundo das Nações Unidas para a Infância. O país que mais recebeu ucranianos fugindo da guerra foi a Polônia.
Em seguida, os países que mais abrigam refugiados são Romênia, Hungria e Moldávia. Nesta terça-feira (15), as delegações de Rússia e Ucrânia devem seguir as negociações para discutir o futuro do conflito.
Entenda o conflito
Desde a quinta-feira, 24 de fevereiro, Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.
Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.
Úlceras na pele, hipotermia: entenda os riscos à saúde dos refugiados ucranianos em meio ao frio e à guerra https://t.co/PJLGuVcPzq
— Jornal O Globo (@JornalOGlobo) March 15, 2022