O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky solicitou ajuda à Alemanha, para que o conflito com a Rússia chegue ao fim. Nesta quinta-feira (17), Zelensky falou sobre a queda do muro de Berlim e solicitou que Olaf Scholz derrube o muro entre a paz e o conflito na Europa.
“É o que eu digo a você, querido chanceler Scholz: destrua este muro. Dê à Alemanha o papel de liderança que conquistou para que seus descendentes se orgulhem de você. Apoie a liberdade, apoie a Ucrânia, pare esta guerra, ajude-nos a parar esta guerra”, disse Zelensky.
O apelo feito pelo presidente ucraniano lembra o pedido do ex-presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, para Mikhail Gorbachev, para derrubar o muro de Berlim, de acordo com o portal G1. O conflito que chegou a seu 22º dia e as negociações entre os países envolvidos ainda não teve uma conclusão.
Entenda o conflito
Desde a quinta-feira, 24 de fevereiro, Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.
Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.
A #Rússia acaba de se tornar o primeiro país a atacar deliberadamente uma usina nuclear em guerra. Putin está usando a escalada nuclear para aterrorizar o mundo.#StopRussianAgression https://t.co/09zxN29fin
— UKR Embassy in BRA (@UKRinBRA) March 16, 2022