O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse em entrevista que uma reunião com Vladimir Putin é necessária para determinar a posição da Rússia sobre o fim da guerra. A informação foi dada à agência de notícias Interfax Ucrânia.
Zelensky, entrevistado por canais de televisão públicos de países europeus, também disse que não seria possível tomar uma decisão em tal reunião sobre o que deve ser feito com os territórios ocupados na Ucrânia.
Ainda hoje, Zelensky disse que “qualquer compromisso que for acordado com a Rússia vai demandar um referendo”.
“O povo terá que se manifestar e responder a qualquer forma de acordo. E como eles acordos serão formulados será assunto de nossas conversas e entendimento entre a Ucrânia e a Rússia“, explicou o líder ucraniano.
”As questões que podem ser levantadas em qualquer referendo poderiam dizer respeito aos territórios ocupados pelas forças russas, incluindo a Crimeia, e as garantias de segurança oferecidas à Ucrânia por outros países em vez da adesão do país à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)”, disse.
Ainda nesta segunda-feira (21), Zelensky disse que não obedecerá aos ultimatos da Rússia depois que Putin exigiu que pare de defender a cidade de Mariupol, onde centenas de milhares de civis estão sofrendo com os bombardeios russos que devastam sua cidade.
Tradução do post do The Kyiv Independent no Twitter: ”Zelensky: “Não podemos aceitar um ultimato da Rússia. Como podemos? Depois que nosso povo foi morto… É impossível, simplesmente impossível.” Fonte: Entrevista de Zelensky à Suspilne, uma emissora pública ucraniana.”
Zelensky: “We can’t accept an ultimatum from Russia. How can we? After our people were killed… It’s impossible, simply impossible.”
— The Kyiv Independent (@KyivIndependent) March 21, 2022
Source: Zelensky’s interview to Suspilne, a Ukrainian public broadcaster.