Investigadores forenses examinaram 1.084 corpos de civis que foram encontrados na região de Kiev, após as tropas russas deixarem o local. De acordo com a CNN, Andrii Nebytov, chefe da polícia da região afirmou que os civis examinados não tem haver com a defesa territorial ou outras equipes militares.
Nebytov explicou como os assassinatos aconteceram. “A grande maioria entre 50 e 75% foram pessoas assassinadas por armas pequenas, como metralhadoras ou rifles de franco-atiradores, a depender da localização”.
O chefe da polícia, também afirmou que mais de 300 corpos não foram identificados e pediu para que os cidadãos não esperem para informarem seus conhecidos desaparecidos. Ainda sobre as investigações em Kiev e em outras regiões da Ucrânia, investigadores disseram ter encontrado possíveis assassinatos de civis pelo exército russo.
Conflito Rússia e Ucrânia
No dia 24 e fevereiro, o governo russo invadiu a Ucrânia e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças, Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Um dos motivos desta invasão é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente, sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.
Nesta quinta-feira (21), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky agradeceu o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden por ser contra a guerra na Ucrânia.
“Eu sou grato ao presidente Joe Biden pela liderança no apoio ao povo da Ucrânia na luta contra a agressão russa. Esta ajuda é necessária hoje mais do que nunca! Salva a vida dos nossos defensores da democracia e da liberdade e nos aproxima de restaurar a paz na Ucrânia.”
I’m grateful to @POTUS & 🇺🇸 people for the leadership in supporting the people of Ukraine in the fight against Russian aggression. This help is needed today more than ever! It saves the lives of our defenders of democracy and freedom and brings us closer to restoring peace in 🇺🇦.
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) April 21, 2022