Cada vez mais marcas apostam em modelos retrô para esta nova década. Há empresas que vão preparar “novas gerações” e tentar desenvolver carros “retro-futuristas”. Enquanto outras, vão dedicar apenas a usar nomes que deram vida a outros veículos no passado.
Por exemplo, a Renault vai relançar o R4 e o R5, a Ford terá novos modelos chamados Escort, Orion, Cortina e Granada, a General Motors acaba de reviver o Hummer (SUV e picape), e a Fiat está preparando o novo Punto.
Já que mencionamos a marca italiana, a formação da Stellantis trará novas alternativas não só para esta empresa, mas também para seus parceiros. Uma das novidades que veio de mãos dadas com vários meios de comunicação estrangeiros foi o retorno do Topolino.
Este carro foi apresentado em 1936 e comercializado até 1955. Claramente, foi o antecessor de modelos como o Fiat 600 ou 500. Desenvolvido pelo engenheiro italiano Dante Giacosa, era um carro pequeno com motor de apenas 13 CV.
Ver essa foto no Instagram
No entanto, neste caso não será um “retrofuturista”, pois apenas manterá o nome. Em relação ao design, será baseado no Citroën Ami ou no Opel Rocks-e.
*Texto publicado originalmente no site Parabrisas, da Editora Perfil Argentina.