Dois barcos russos foram destruídos nesta segunda-feira (2) pela Ucrânia, na região de Fidonisi, ilha ucraniana no Mar Negro. O comandante das Forças Armadas da Ucrânia, Valerii Zaluzhnyi, confirmou a informação.
A ilha fica localizada próxima ao sul da do país, perto da região de Odessa. Os alvos seriam duas embarcações de patrulha Raptor. Segundo o portal uol, o Ministério da Defesa da Rússia, em relatório divulgado após os ataques aos barcos, não confirmou as informações.
Os barcos de patrulha geralmente são equipados com metralhadoras e utilizados em operações de reconhecimento ou desembarque. As embarcações podem transportar três tripulantes e 20 pessoas. Nesta segunda-feira (2), a guerra entra em seu 68º dia.
Informações sobre a invasão russa
Perdas das forças armadas russas na Ucrânia, 1 de Maio#StoprussianAggression #StandWithUkraine#russiaInvadedUkraine #UkraineUnderAttack https://t.co/OvNdcEejx7
— UKR Embassy in BRA (@UKRinBRA) May 1, 2022
Entenda o conflito
Desde o dia 24 de fevereiro, Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.
Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.