O almirante Rodolfo Henrique de Saboia é o novo diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Saboia tomou posse do cargo nesta quarta-feira (23).
O nome de Saboia foi aprovado em 20 de outubro, em sessão no plenário do Senado Federal, para um mandato de quatro anos, na vaga deixada pelo engenheiro Décio Oddone, que renunciou ao cargo em março deste ano.
Desde a saída de Oddone até ontem (22), quando o mandato deste se encerraria oficialmente, a diretoria-geral da ANP foi ocupada por servidores da agência designados pelo presidente Jair Bolsonaro, em uma lista tríplice, conforme determina a Lei 9.986, de 2000.
O almirante Rodolfo Saboia é bacharel em ciências navais pela Escola Naval (1978), mestre no curso de comando e estado-maior, doutor em política e estratégia marítimas, ambos pela Escola de Guerra Naval, e especialista em gestão internacional pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppead-UFRJ).
O militar exerceu diversos cargos na Marinha do Brasil, sendo o último o de superintendente de Meio Ambiente da Diretoria de Portos e Costas, que ocupou até agosto. Com mais de 40 anos de serviços prestados à Marinha, Saboia passou para a reserva em 2012 no posto de contra-almirante.
Agência Brasil