AL JAZEERA

‘Super cartel’ da cocaína é desfeito em Dubai e na Europa

A polícia prendeu pelo menos 49 pessoas em vários países na grande operação internacional, apreendendo 30 toneladas de drogas.

super-cartel-de-cocaina

A polícia desfez um enorme “super cartel” de drogas que controlava um terço do comércio de cocaína da Europa, prendendo 49 pessoas em vários países, incluindo seis principais suspeitos em Dubai, segundo a Europol.

Publicidade

A enorme operação internacional apreendeu 30 toneladas da droga e levou a detenções na Bélgica, França, Holanda e Espanha, informou a agência de polícia da União Europeia em comunicado nesta segunda-feira (28).

A operação visava principalmente a cocaína vinda da América do Sul pelos portos de Roterdão e Antuérpia. “Os traficantes, considerados alvos de alto valor pela Europol, se uniram para formar o que era conhecido como um ‘super cartel’ que controlava cerca de um terço do comércio de cocaína na Europa”, disse a Europol.

“A escala de importação de cocaína para a Europa sob o controle e comando dos suspeitos foi enorme e mais de 30 toneladas de drogas foram apreendidas pela polícia durante as investigações”, completou.

A Europol disse que Dubai prendeu dois suspeitos de “alto valor” ligados à França, dois ligados à Holanda e outros dois ligados à Espanha. Dez pessoas foram presas na Bélgica, seis na França e 13 na Espanha. Outras 14 pessoas foram presas em 2021 na Holanda como parte da mesma operação, disse a organização com sede em Haia.

Publicidade

As prisões foram as últimas de uma série que se seguiu a uma invasão policial de sofisticados telefones criptografados usados ​​por redes de crime organizado no ano passado, informou a Europol.

🚨PF deflagra a Operação Maputo para combater o tráfico internacional de drogas no RJ.

A ação tem como objetivo a prisão de um traficante nigeriano responsável por uma carga de 5 toneladas de cocaína, apreendida em outubro do ano passado.

Publicidade

➡️Saiba mais: https://t.co/Th7vL1Gfk1 pic.twitter.com/nBMKMVUEkL

— Polícia Federal (@policiafederal) November 24, 2022

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.