O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, foi eleito a “pessoa do ano” pela revista Time nesta quarta-feira (7). A premiação aponta as pessoas consideradas mais influentes do ano, em difentes categorias. A principal é a vencida pelo líder ucraniano.
A revista disse que Zelensky inspirou os cidadãos de seu país e ganhou elogios globais, pois resistiu à invasão devastadora e intensa da Rússia. Além disso, a publicação ressaltou que no início da guerra, o líder se recusou a deixar a capital da Ucrânia, Kiev, enquanto o local era constantemente bombardeado.
“O sucesso de Zelensky como líder em tempo de guerra se baseou no fato de que a coragem é contagiosa. Ela se espalhou pela liderança política da Ucrânia nos primeiros dias da invasão, quando todos perceberam que o presidente havia permanecido”, escreveu a Time ao reconhecer o presidente, de 44 anos, como pessoa do ano. A revista Time possui a tradição dessa premiação desde 1927.
@ZelenskyyUa foi eleito a pessoa do ano pela revista @TIME por ter inspirado os cidadãos ucranianos e pela sua coragem desde a invasão russa. O prêmio “heróis do ano” foi para as iranianas.
Já a Forbes elegeu @vonderleyen como a mulher mais poderosa do mundo em 2022.
— Luciana Caczan (@lucianacaczan) December 7, 2022