Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro entraram em confronto com a polícia, neste domingo (8), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Eles subiram a rampa do Congresso Nacional e foram contidos.
🚨URGENTE: Bolsonaristas golpistas invadem a rampa do Congresso Nacional. Eles tentam agora entrar no parlatório. Força Nacional não consegue dominar os apoiadores do ex-presidente Bolsonaro.
pic.twitter.com/1pFyqwHAdt— CHOQUEI (@choquei) January 8, 2023
Os policiais também usaram bombas de efeito moral na tentativa de conter os invasores que invadiram o Congresso e estão depredando o local. Vidraças foram quebradas.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou em publicação no Twitter que conversou por telefone, com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, com quem está em contato permanente.
“O governador me informou que está concentrando os esforços de todo o aparato policial no sentido de controlar a situação. Na ação, estão empenhadas as forças de segurança do Distrito Federal, além da Polícia Legislativa do Congresso. Repudio veementemente esses atos antidemocráticos, que devem sofrer o rigor da lei com urgência”, escreveu.
O ministro da Justiça, Flávio Dino, autorizou, no sábado (7), o emprego da Força Nacional na Esplanada dos Ministérios até a próxima segunda-feira (9).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em Araraquara, no interior de São Paulo, neste momento, em viagem por ocasião das chuvas que afetam a cidade paulista.
Os manifestantes contestam o resultado das eleições, que levou Lula à presidência e, além do Congresso, os apoiadores de Bolsonaro invadem também o STF.
*Reportagem em atualização