Yi Yang e Xiaodong Song , dois pesquisadores do Instituto de Geofísica Teórica e Aplicada da Universidade de Pequim, na China , acabam de publicar um estudo sobre o comportamento do núcleo da Terra na prestigiosa revista Nature Geoscience que surpreendeu a comunidade científica. Segundo os dados obtidos pelos cientistas, a velocidade de rotação do núcleo da Terra teria diminuído nos últimos anos e, além disso, teria começado a girar na direção oposta, ou seja, para o oeste .
Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores analisaram as ondas sísmicas produzidas por quase 200 terremotos em dois pontos distantes da Terra: o Alasca (perto do Pólo Norte) e as ilhas Sandwich do Sul (perto da Antártica ). Dessa forma, a medição da velocidade de deslocamento das ondas pelas camadas permite entender melhor o que está acontecendo dentro do centro do planeta.
Os pesquisadores sugeriram que esse fenômeno poderia ser um padrão geológico cíclico da Terra que ocorre a cada 70 anos.
É provável que o movimento do núcleo acelere e desacelere mais uma vez, chegando a outra aparente paralisação na década de 2040 e completando seu último ciclo de rotação para leste e oeste.
Se detuvo el núcleo de la Tierra y ahora gira en sentido contrario: cómo afecta el cambiohttps://t.co/iysvYiCpLD
— Perfil.com (@perfilcom) January 25, 2023
**Leia a matéria completa na Perfil Argentina
Siga a gente no Google Notícias