O projeto que visa a proibição de veículos a gasolina e diesel a partir de 2035 foi aprovado nesta terça-feira (14), pelo Parlamento Europeu, segundo o UOL.
O texto teve 340 votos a favor, 279 contra e 21 abstenções. O conservador PPE, que é o principal partido da Eurocâmara, se opôs ao texto, que tem objetivos climáticos para Europa. Sendo um deles, a redução a zero das emissões de CO2.
Com essa aprovação, as vendas de veículos e utilitários leves que são movidos com motores a gasolina e diesel chegarão ao fim. Automóveis híbridos, que são elétricos e também precisam de combustível, também seriam dispensados, sobrando apenas os 100% elétricos, de acordo com o UOL.
A eurodeputada ecologista Karima Delli, que também é presidente da Comissão de Transporte, relatou: “Chegamos a um acordo histórico, que concilia o automóvel e o clima”.
“Vitória para o clima! É histórico! A indústria automotiva deve sair dos combustíveis fósseis. O Parlamento Europeu aprova o fim da venda de carros novos a gasolina, diesel e híbridos até 2035. Este é um sinal claro enviado à indústria”, escreveu a eurodeputada Delli em suas redes sociais após o fim da votação.
Siga a gente no Google NotíciasVictoire pour le climat 💚!
C’est historique! L’industrie automobile doit sortir des énergies fossiles.
Le Parlement européen vote la fin de la vente des voitures neuves essence, diesel et hybride d’ici 2035.
C’est un signal clair envoyé à l’industrie. pic.twitter.com/eJhN166e8j— Karima Delli (@KarimaDelli) February 14, 2023