A partir de 2035

Proibição de veículos a gasolina e diesel é aprovada por Parlamento Europeu

O texto teve 340 votos a favor, 279 contra e 21 abstenções. O conservador PPE, que é o principal partido da Eurocâmara, se opôs ao texto, que tem objetivos climáticos para Europa.

Proibição de veículos a gasolina e diesel é aprovada por Parlamento Europeu
Imagem ilustrativa (Crédito: Canva Fotos)

O projeto que visa a proibição de veículos a gasolina e diesel a partir de 2035 foi aprovado nesta terça-feira (14), pelo Parlamento Europeu, segundo o UOL.

Publicidade

O texto teve 340 votos a favor, 279 contra e 21 abstenções. O conservador PPE, que é o principal partido da Eurocâmara, se opôs ao texto, que tem objetivos climáticos para Europa. Sendo um deles, a redução a zero das emissões de CO2.

Com essa aprovação, as vendas de veículos e utilitários leves que são movidos com motores a gasolina e diesel chegarão ao fim. Automóveis híbridos, que são elétricos e também precisam de combustível, também seriam dispensados, sobrando apenas os 100% elétricos, de acordo com o UOL.

A eurodeputada ecologista Karima Delli, que também é presidente da Comissão de Transporte, relatou: “Chegamos a um acordo histórico, que concilia o automóvel e o clima”.

“Vitória para o clima! É histórico! A indústria automotiva deve sair dos combustíveis fósseis. O Parlamento Europeu aprova o fim da venda de carros novos a gasolina, diesel e híbridos até 2035. Este é um sinal claro enviado à indústria”, escreveu a eurodeputada Delli em suas redes sociais após o fim da votação.

Publicidade

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.