Operação Conexão Guarani

Polícia Federal realiza operação contra tráfico internacional de armas

A ação teve início após a imprensa do Paraguai divulgar a apreensão de uma carga com cerca de 180 fuzis desmontados, em um aeroporto na região metropolitana da Ciudad del Este, em 2020.

Polícia Federal deflagra operação contra tráfico internacional de armas
Os policiais já cumpriram seis mandados de busca e apreensão (Crédito: Divulgação/Polícia Federal)

A Polícia Federal realizou, na manhã desta quinta-feira (02), uma operação que busca desarticular uma organização criminosa especializada em tráfico internacional, comércio clandestino de armas de fogo de uso restrito, lavagem de capital e evasão de divisas. A ação tem o nome de Operação Conexão Guarani.

Publicidade

A PF informou que os policiais já cumpriram seis mandados de busca e apreensão nos municípios de Porto Seguro (BA), Feira de Santana (BA) e Foz do Iguaçu (PR). Também foram feitos bloqueios de bens pertencentes aos investigados que podem chegar a um montante de R$ 10 milhões. As medidas judiciais foram deferidas pela 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

A operação teve início após a imprensa do Paraguai divulgar a apreensão de uma carga com cerca de 180 fuzis desmontados no Aeroporto Internacional Guaraní, na região metropolitana de Ciudad del Este, no Paraguai, em 18 de março de 2020.

Segundo a PF, a carga clandestina veio em um avião que partia de Miami, nos Estados Unidos, faria uma parada no aeroporto paraguaio e chegaria ao Rio de Janeiro, onde os fuzis seriam vendidos ilegalmente para facções criminosas.

Para transportar a carga, o grupo investigado registrou o conteúdo como distinto do que era efetivamente transportado e o atribuiu a um “laranja”, um indivíduo que não tinha conhecimento acerca do fato criminoso.

Publicidade

A PF informou que os investigados irão responder pelos crimes de tráfico internacional de armas, comércio ilegal de armas de fogo, organização criminosa transnacional, lavagem de capital e evasão de divisas.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.