O economista Santiago Peña venceu a corrida à presidência do Paraguai com cerca de 43% dos votos. As eleições no país têm um único turno. Peña é do conservador Partido Colorado e venceu a disputa contra Efraín Alegre, do Partido Liberal Radical Autêntico. Os dois estavam empatados nas últimas pesquisas.
“Obrigado a quem nos deu seus sonhos, confiou neste projeto, depositou suas esperanças para que possamos ser melhores, e vamos ser melhores”, disse Peña, que assumirá o cargo no dia 15 de agosto.
Nas redes sociais, agradeceu pelas felicitações de presidentes de diversos países. O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, não deixou de dar os cumprimentos. Na resposta, Peña deicou claro o interesse em trabalhar em conjunto pelo fortalecimento da América do Sul.
Muchas gracias Presidente @LulaOficial. Coincido plenamente en trabajar juntos por relaciones cada vez mejores y más firmes en favor de nuestros pueblos y la visión de una América del Sur unida y próspera. 🇵🇾🇧🇷 https://t.co/wGVf5b9lB9
— Santiago Peña (@SantiPenap) May 1, 2023
Santiago Peña tem 44 anos. É economista e, segundo seu perfil publicado no seu site oficial, é mestre em Administração Pública pela Columbia University. Fez parte do Banco Central do Paraguai e atuou em conselhos de liderança do órgão. Santiago Peña ocupou o cargo de Ministro da Fazenda, de 2015 a 2017, durante o governo de Horacio Cartes.