PERFIL EXPLICA

Por que o Corpus Christi sempre cai na quinta-feira?

A data é um feriado cristão e celebra a morte e ressurreição de Jesus

Por que o Corpus Christi sempre cai na quinta-feira?
Na comemoração, cristãos fazem “tapetes” na ruas (Crédito: José Fernando Ogura/Arquivo ANPr)
O feriado de Corpus Christi sempre cai no mesmo dia da semana. E você sabe o porquê? A Santa Ceia, considerada a última refeição de Jesus Cristo com seus doze apóstolos, ocorreu em uma quinta-feira e, por isso, o feriado deve sempre acontecer nesse dia. Portanto, este ano, será nesta quinta (8).
O Carnaval e a Páscoa também ocorrem todo ano no mesmo dia da semana: isso por que os três feriados estão relacionados. A definição da data do Carnaval e do Corpus Christi dependem de quando a Páscoa será realizada,  que é sempre o domingo seguinte à primeira Lua Cheia depois do dia 21 de março.

Assim, é calculado o Carnaval, sempre em uma terça-feira, 47 dias antes da Páscoa, e o Corpus Christi, exatamente 60 dias depois. Além disso, o Corpus Christi acontece na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, que ocorre no domingo seguinte ao Pentecostes, 50 dias após a Páscoa. 

O que significa Corpus Christi?

O Corpus Christi é um feriado cristão. O seu nome vem do latim, e pode ser traduzido para “corpo de Cristo”. A data celebra a morte e ressurreição de Jesus.
Na comemoração, cristãos fazem “tapetes” nas ruas, com produtos como serragem, borra de café e areia, formando cenas, imagens e símbolos religiosos. Ele é considerado um ponto facultativo, então as empresas podem decidir se liberam ou não seus funcionários.
 * Texto sob supervisão de Lilian Coelho

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.