Lançado em 2015, o Discord é uma plataforma gratuita que viabiliza interações por vídeo, chamada de voz e mensagens em texto, e foi projeto para atender principalmente as comunidades de jogos online. O aplicativo foi alvo de denúncias em uma matéria exibida pela TV Globo no domingo (25), devido à falta de monitoramento das ações de usuários utilizando o serviço.
À emissora, a promotora Maria Fernanda Balsalobra relatou que, por meio do aplicativo, criminosos chantageiam vítimas menores de idade – em sua maioria, do sexo feminino – demandando que cumpram “desafios”. Se elas recusarem, os criminosos publicam fotos íntimas das meninas. As vítimas são submetidas a tortura psicólogia e, em alguns casos, automutilação.
Os casos geraram um debate acerca da segurança da plataforma, bem como a qualidade do serviço ofertado.
Popularidade
Com apenas um ano de lançamento, em 2016, o Discord já contava com 25 milhões de usuários. Embora sua popularidade tenha crescido graças aos eSports, a empresa responsável pela plataforma anunciou em 2020 que mudaria o foco dos videogames, especificamente, para um cliente de comunicação e bate-papo mais abrangente a todas as funções. A mudança veio acompanhada por um slogan novo: “Your place to talk” (“seu local para falar“, em inglês).
O sistema
Dentro da plataforma, as comunidades de pessoas que utilizam o serviço para um tema ou interesse específico são organizadas em servidores, ou seja, grupos de “canais”.
O aplicativo permite que seus usuários troquem mensagens de texto, compartilhem arquivos, transmitam suas telas ao vivo e também liguem para outras pessoas em particular, fora dos servidores. Outra possibilidade oferecida por meio das mensagens diretas do Discord é a capacidade de criar grupos de mensagens de até 10 usuários. Esse recurso funciona de um jeito similar ao do canal de texto de um servidor, que permite de iniciar uma chamada simultaneamente para todos os membros do grupo.
Como funciona?
Para se registrar no Discord, é preciso informar um endereço de e-mail e criar um nome de usuário. Para permitir que várias pessoas usem o mesmo nome de usuário, o aplicativo envia um número de quatro dígitos chamado “discriminador” (conehcido como “tag Discord”), que é adicionado ao final do nome escolhido.
O serviço permite que seus usuários conectem várias plataformas externas à sua conta, como Twitch, Twitter, Spotify, PlayStation, Xbox, entre outras, e essas contas pessoais podem ser exibidas no perfil do Discord, se a pessoa desejar. Também é possível escolher uma foto de perfil.