morreu aos 85 anos

Saiba quem foi o sociólogo Domenico De Masi; Veja repercussão

O intelectual foi responsável pela formulação do conceito de “ócio criativo”

Domenico-De-Masi
(Crédito: Divulgação)
O sociólogo italiano Domenico De Masi morreu aos 85 anos, neste sábado (09), em Roma, Itália. A causa da morte não foi revelada.
Ele foi professor emérito de Sociologia do Trabalho na Universidade Sapienza de Roma, onde foi reitor da faculdade de Ciências da Comunicação.

Segundo o jornal italiano “Il Fatto Quotidiano”, em 15 de agosto, ele descobriu que estava doente enquanto estava de férias em Ravello.

Publicidade

O sociólogo foi responsável pela formulação do conceito de “ócio criativo”, que defende que o tempo livre, ao contrário do senso comum, não é algo necessariamente negativo, mas pode estimular a criatividade pessoal.

Repercussão

Em junho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com o sociólogo. Eles conversaram sobre a conjuntura política atual no Brasil e na Itália e abordaram a necessidade de se estabelecer a paz tanto na Europa, quanto no resto do mundo.

Lula publicou nas redes sociais a proximidade que tinha com Masi.

“Intelectual incansável e homem público apaixonado, sempre foi um defensor das causas sociais, do avanço das conquistas humanas e de um mundo mais justo e solidário”, disse Lula, em texto nas redes sociais.

Publicidade

Publicidade

O sociólogo nasceu em Rotello, em 1938. Ele é autor de mais de 20 livros como o “Ócio Criativo”, “Desenvolvimento Sem Trabalho”, “A Emoção e a Regra” e “O Futuro do Trabalho”. Também recebeu o título de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro.

A ex-deputada federal, Manuela D’Ávila, também prestou homenagem a Masi.

O ex-primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, demonstrou admiração ao sociólogo italiano.

“Há talentos que estudam com paixão a vida inteira, que dominam matérias inteiras, tornando-se referência para toda a comunidade científica, e ainda assim mantêm a humildade e a curiosidade de quem sabe que ainda tem muito a aprender e, acima de tudo, nunca perdem de vista que no centro de tudo, do conhecimento, das nossas construções teóricas, das nossas realizações científicas, está o ser humano, com a sua dignidade irreprimível e indispensável. Isto é o que Domenico De Masi foi e muitas outras coisas”, afirmou o ex-premiê nas redes sociais.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.