São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba bateram recorde de temperatura do ano nesse domingo (24). Em todas elas, a temperatura máxima esteve acima dos 33°C, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
– Curitiba: 33,1ºC;
– São Paulo: 36,5ºC;
– Belo Horizonte: 37,1ºC;
– Rio de Janeiro: 39,9ºC.
Em Cuiabá (MT), onde foi registrada a maior temperatura, os termômetros chegaram a marcar 40,1ºC nesta tarde de domingo (24), e, além do Rio, a temperatura chegou aos 39ºC também em Teresina (PI).
Os dados consideram as temperaturas máximas registradas nas principais capitais até as 15h de domingo, divulgadas pelo boletim mais recente do Inmet.
O Brasil deve continuar enfrentando ainda um calorão durante a última semana de setembro. Em Cuiabá os termômetros podem bater 43ºC nesta segunda-feira (25) e na terça-feira (26). Já a partir de quarta para quinta-feira, há previsão de quedas de temperatura, principalmente na Região Sudeste.
Entre a terça e a quarta-feira (27) desta semana, a formação de um novo ciclone extratropical em alto mar, próximo à costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, vai ajudar a intensificar ainda mais as instabilidades sobre parte da Região Sul do Brasil, afirma o ClimaTempo.
O Sudeste, principalmente o estado de São Paulo, deve sentir influência do ciclone e as temperaturas devem cair de uma vez só de quarta (27) para quinta, aponta o MetSul. Na cidade de São Paulo, a máxima irá despencar de 35° para 20°; no Rio de Janeiro, de 37°C para 22°C; e em Vitória (ES), será de 37°C para 27°C.
☀️ #Calor: Neste domingo (24), São Paulo (SP) registrou, até o momento, a maior temperatura para o mês de setembro desde 1943❗
🥵 Até as 15h (horário de Brasília), a #máxima chegou a 36,5°C na estação convencional do #INMET, na capital.
+👇
— INMET (@inmet_) September 24, 2023