atemporal

Gal Costa completaria hoje (26) seus 78 anos; veja as homenagens de famosos

A cantora, que faleceu em novembro de 2022, foi lembrada em seu aniversário por amigos, fãs e colegas de profissão

Nascida Maria da Graça Costa Penna Burgos, a cantora Gal Costa completaria hoje (26) seus 78 anos. Ela faleceu em novembro de 2022.
(Crédito: Reprodução/Redes sociais)

Nascida Maria da Graça Costa Penna Burgos, a cantora Gal Costa completaria hoje (26) seus 78 anos. A artista baiana faleceu em 9 de novembro de 2022, em São Paulo.

Publicidade

Dona de uma voz marcante, a figura emblemática da música popular brasileira (MPB) foi homenageada por outros artistas, fãs e colegas de profissão nas redes sociais. O conterrâneo Gilberto Gil foi um deles, publicando o vídeo de uma apresentação que fez ao lado da amiga na Europa.

Um registro íntimo e repleto de carinho da turnê Banda Larga Cordel em Zaragoza, Espanha, em 2008, nos faz reviver a conexão única entre Gil e @galcosta. Em tempos onde sua partida ainda ecoa em nossos corações, relembrar é também uma forma de abraçar. A voz e a essência de Gal permanecerão eternas. Saudades imensas, gaúcha!“, escreveu o perfil do cantor.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Publicidade

Uma publicação compartilhada por Gilberto Gil (@gilbertogil)

Caetano Veloso lembrou a cantora em uma descrição carinhosa, exprimindo sua admiração. Na legenda de uma foto sua com Gal, na praia, publicou: “Gal era uma adolescente doce e tímida. Entendeu João Gilberto sozinha na rua Rio de São Pedro, na Graça. Veio a ser a mais bela descendente da Bossa Nova. Co-criadora da tropicália, subia o morro de areia de Ipanema com as roupas mais lindas imagináveis e uma cesta indígena que era presa na testa e caía nas costas. Sua emissão vocal encantou João e Jobim. Seu corpo já não está entre nós. O que ela nos deu de beleza não nos deixará. Gal para sempre!“.

Publicidade

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Caetano Veloso (@caetanoveloso)

Publicidade

Um trecho da gravação em DVD do show de 2002 do grupo ‘Doces Bárbaros’, em Copacabana, foi postado pelo perfil de Maria Bethânia, que formava o grupo ao lado de Gal, Gil e Caetano. “Doce Bárbara, Gal! Hoje Gal faria 78 anos! Uma chuva de aplausos para a voz imortal de Gal”, dedicou a cantora.

A atriz Sophie Charlotte, que interpreta a cantora no filme “Meu Nome é Gal“, publicou uma foto da artista em seu Instagram e declarou: “te amo“. O longa-metragem estreia no dia 12 de outubro nos cinemas.

Intérprete de inúmeros sucessos, a baiana foi considerada musa do Tropicalismo, com participação no álbum “Tropicália” ou “Panis et Circencis”, de Caetano Veloso. Ao longo de sua carreira gravou diversas canções de Caetano, Gilberto Gil e Cazuza. Em 1969, lançou dois álbuns, “Gal Costa” e “Gal”, com canções de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, ícones da jovem guarda. Em 1971, ela protagonizou um dos espetáculos mais marcantes da MPB, intitulado Fa-Tal.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.