O Portland Trail Blazers teve dois jogadores muito importantes para o Miami Heat em seu radar. De acordo com Shams Charania e Sam Amick, jornalistas do ‘The Athletic’, a franquia procurou Jimmy Butler e Bam Adebayo logo após o pedido de transferência de Damian Lillard, em julho deste ano.
De acordo com o jornalista, apesar dos poucos contatos reais entre as equipes, o Miami Heat nunca cogitou em colocar sua dupla em negociação, por imaginar que os Blazers não estavam querendo chegar a um acordo. Além de Butler e Adebayo nunca terem sido colocados à disposição, a motivação de Lillard para se juntar à franquia era justamente por conta da afinidade que tinha com os dois.
De acordo com fontes mais atualizadas, o pacote oferecido pelo Heat dava conta de três escolhas de primeira rodada no Draft, além de outras diversas escolhas de segunda rodada. No âmbito dos jogadores, os Blazers ficariam com Nikola Jovic, alguns contratos expirantes e Tyler Herro, que eventualmente iria para uma terceira equipe.
No entanto, a troca oficializada nesta quarta-feira, 27, envolveu Blazers, Bucks e os Suns. A franquia Milwaukee ficaram com Damian Lillard, enquanto o time de Portland com Jrue Holiday, Deadre Ayton, Toumani Camara e um pacote de escolhas nos próximos Drafts. Por fim, a equipe de Phoenix recebeu Jusuf Nurkic, Nassir Little, Keon Johnson e Grayson Allen.
Segundo Anthony Chiang, do ‘Miami Herald’, pouco tempo depois da notícia da troca, o Portland Trail Blazers não deu chance de o Heat fazer uma oferta final e, desde os primeiros contatos em julho, as duas franquias não estreitaram os laços e continuaram as negociações.