Em entrevista exclusiva ao SportBuzz, Marcelo Luna, grande surfista da cena de ondas gigantes, abriu o jogo sobre como o surfe apareceu em sua vida. Com 18 indicações ao Big Wave Awards, o Oscar das ondas gigantes, o brasileiro se consolidou como uma grande referência nos quase dez anos de carreira profissional.
“Eu acho que sou atleta, gosto de qualquer esporte, já me enfiei em várias modalidades. Aí o surfe não veio como uma opção, o surfe me escolheu. Depois do skate ali, o surfe entrou na minha vida de forma, literalmente, avassaladora. E tomou toda minha vida para o surfe. Toda a minha energia, meus conhecimentos, tudo que eu fiz foi por causa do surfe”, disse Marcelo Luna.
Além disso, o surfista explicou a o motivo de explorar as ondas gigantes e os desafios que esse esporte proporciona. “As ondas gigantes despertam algo em mim que me deixa totalmente impotente, né? O poder de uma onda gigante meio que me fascina. Então, na verdade, eu acho que é uma busca pelo conhecimento. As ondas me promovem isso”, afirmou.
Com grande idolatria por Ayrton Senna, ícone que ele homenageia em seus equipamentos com uma parceira com a Fundação Senna, o surfista se considera muito metódico e focado em seus objetivos. Dentro da modalidade, Kelly Slater foi o grande ídolo de Luna nas ondas, já que é de uma geração passada, próximo de completar 40 anos.
Sobre sua atuação nas ondas gigantes, o surfista contou que a cobertura não é a mesma do surfe olímpico, que vem ganhando cada vez mais espaço. Sendo assim, grande parte do público não acompanhou seus feitos e de outros brasileiros nas águas de Nazaré, Havaí e outros locais que permitem essa “condição épica”, como disse o próprio. O atleta afirmou que a modalidade também teve um “Brazilian Storm” e considera que fez parte desse movimento.
Por fim, falou sobre ondas memoráveis e destacou uma experiência que entrou para a história. Luna é o homem que surfou a onda gigante mais extensa da história, de acordo com o Guiness Book, que está homologando e esse recorde. “E eu tenho a onda do Guinnes (Book), que é a onda gigante mais extensa já surfada e catalogada. Foram 38.2 segundos em uma onda de 24 metros, eu acho que foi. Eu acho que essas três ondas são as maiores, em nível de importância”, finalizou.