O Barcelona venceu o Shakhtar Donetsk por 2 a 1 nesta quarta-feira, 25, pela terceira rodada da fase de grupos da Champions League 2023/24. Ferrán Torres e Fermín López garantiram o triunfo no Estádio Olímpico Lluís Companys. Sudakov descontou para os visitantes.
Com o resultado, o Barcelona chegou aos nove pontos, manteve 100% de aproveitamento e seguiu na liderança isolada do Grupo H. Já o clube ucraniano estacionou nos três pontos, na terceira colocação. Porto (três pontos) e Antwerp (zerado) completam a chave e jogam mais tarde, às 16h (de Brasília).
𝐕𝐈𝐂𝐓𝐎𝐑𝐈𝐀 pic.twitter.com/ktDjUZKSZl
— FC Barcelona (@FCBarcelona_es) October 25, 2023
As equipes voltam a se enfrenar no próximo dia 7 de novembro, às 14h45 (horário de Brasília), desta vez pela quarta rodada do Grupo H da Champions League. No mesmo dia, às 17h, Porto e Royal Antwerp jogam pelo outro jogo da chave.
O jogo
O Barcelona abriu o placar aos 27 minutos do primeiro tempo, com gol de Ferrán Torres. Após lançamento na área, o camisa 7 fez o domínio e bateu na saída do goleiro do time ucraniano. A bola acertou a trave e Ferrán pegou a sobra, para mandar uma bomba: 1 a 0. O gol precisou do VAR para ser validado, após o assistente anular em campo por um impedimento que não existiu.
O Barça voltou a marcar aos 35 minutos, com Fermín López. O volante recebeu a bola da entrada da área, se livrou da marcação e emendou um chute no ângulo do goleiro: 2 a 0.
Com a vantagem no marcador, o Barcelona caiu de rendimento na segunda etapa e viu o Shakhtar descontar aos 16 minutos, com Sudakov. No lance, o meio-campista foi lançado por Zubklov, saiu livre na área e tocou na saída de Ter Stegen: 2 a 1.