Nesta última sexta-feira, 3, o Brasil esteve presente em algumas das principais disputas de medalhas de algumas modalidades, como ginástica rítmica, atletismo e hipismo. E para a felicidade de uma nação, alguns dos atletas brasileiros conseguiram configurar o topo do pódio em alguns dos esportes.
Com todas as medalhas conquistadas nesta sexta-feira, 3, o Brasil alcançou sua melhor marca na história dos Jogos Pan-Americanos. Só neste penúltimo dia de competições em Santiago, no Chile, a amarelinha conquistou dez ouros em um total de 20 arrematadas, chegando ao número de 165 medalhas, atrás somente dos Estados Unidos.
Ver essa foto no Instagram
Ginástica rítmica
Com muito ritmo, o Brasil brilhou em mais um dia de ginástica rítmica, chegando a oito medalhas neste Pan. Nas três finais disputadas nesta sexta-feira, 3, o ouro foi todo verde amarelo. Maria Eduarda Alexandre arrematou o Ouro no arco, enquanto Bárbara Domingos ficou com a prata. Babi subiu no pódio outra vez, com a bola, pegando o mais alto lugar desta vez, enquanto Geovanna Santos ficou na segunda colocação.
Na final de cinco aros, a equipe formada por Bárbara Galvão, Gabriela Coradine, Giovanna Silva, Victoria Borges e Nicole Pircio tiveram uma vitória impecável, conquistando o Ouro da modalidade e superando as mexicanas.
Ver essa foto no Instagram
Vela
Outra modalidade que empilhou medalhas foi a vela, levando três ouros e um bronze. Martin Grael e Kahena Kunze ficaram com o lugar mais alto do pódio na classe 49er FX pela segunda vez, enquanto Mateus Isaac foi o Ouro na classe de windsurfe IQFoil. A terceira medalha dourada veio com Bruno Lobo, que venceu na estreia da modalidade fórmula kite, além de Maria do Socorro Reis ficando com o bronze no feminino.
Atletismo
Darlan Romani confirmou todo seu favoritismo e conquistou o bi no Pan, correspondendo às expectativas, arrematando a medalha de ouro. Já nos 400m com barreira, Marlene Ewellyn Santos pegou o ouro após ficar na segunda colocação, mas, depois de duas horas do final da prova, a organização desclassificou a atleta do Panamá que venceu, por empurrar a barreira, fazendo com que a brasileira ficasse com a medalha dourada.
Ver essa foto no Instagram
Na mesma prova, Matheus Lima ficou com a prata ao completar a prova somente 0.50s atrás de Jaheel Hyde, da Jamaica. Almir dos Santos também ficou em segundo, mas no salto triplo, perdendo para um cubano.
Wrestling
Laís Nunes não precisou de muito para conquistar a medalha de ouro. Na verdade, a lutadora usou somente dois minutos para alcançar a glória no wrestling feminino. Por 3 a 0, a brasileira venceu a cubana María Santana na categoria de 62kg. No masculino, Joílson Júnior foi prata.
Ver essa foto no Instagram
Hipismo
Com dominância absoluta brasileira, Stephan Barcha conquistou o Ouro no salto, montando Chevaux Primavera Imperio Egipcio, e mesmo cometendo uma falta na sua última passagem, não foi o suficiente para tirar o título do atleta. Pedro Veniss acabou ficando na quinta colocação.
Canoagem
Evandilson Neto e Filipe Santana ficaram com a prata na prova dos 500m do C2, conquistando a única medalha da canoagem de velocidade nesta sexta-feira, 3. A dupla protagonizou na reta finla da prova uma possível reação, mas a dupa canadense ficou com a medalha de Ouro.
Ver essa foto no Instagram
Outras medalhas
A equipe masculina de esgrima conquistou o bronze contra os donos da casa, os chilenos. Já no feminino, as brasileiras ficaram na quinta colocação. No Karatê, o Brasil ficou com o bronze com Brenda Padilha, assim como Douglas Brose.