Após o fechamento das urnas na Argentina, a AtlasIntel divulgou dois levantamentos que foram realizados na sexta-feira (17) e neste sábado (18). As duas pesquisas levam para uma vitória do candidato do La Libertad Avanza, Javier Milei, sobre o adversário Sergio Massa.
Milei aparece com 52,5% das intenções de voto, contra 47,5% de Massa. A margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos.
#Balotaje2023 | Voto Javier Milei, rodeado por una multitud: “Estamos tranquilos, todo lo que había que hacer se hizo”https://t.co/NoFZWlGbx1
— Perfil.com (@perfilcom) November 19, 2023
“O cenário mais provável, é uma vitória do Milei. Mas na Argentina as previsões são mais difíceis de serem feitas porque a máquina eleitoral peronista pode mudar o jogo”, explica ao site da Veja o CEO da AtlasIntel, Andrei Roman.
A AtlasIntel destaca que não se trata de pesquisas de boca de urna, já que os levantamentos foram feitos por formulários online, de maneira separada, nos dois dias que antecederam as eleições.
“Eleitores que não queriam votar em nenhum dos dois candidatos acabaram indo para a oposiçao diante de uma desaprovação tão grande do atual governo, que chega a 80%. São diferenças pequenas dada a série histórica, mas em um cenário tão disputado podem ter impacto significativo”, explica Roman.