TENSÃO

Leclerc vai contra Verstappen não devolver posição depois de infração

Os dois pilotos da Fórmula 1 quase se tocaram na abertura da prova, depois que o holandês empurrou o monegasco para fora da pista

leclerc-vai-contra
(Crédito: Getty Images)

Largando lado a lado no Grande Prêmio de Las Vegas deste último domingo, 19, Charles Leclerc e Max Verstappen chegaram muito perto de repetir um marcante incidente que já tiveram nos tempos de kart. Os dois pilotos da Fórmula 1 quase se tocaram na abertura da prova, depois que o holandês empurrou o francês para fora da pista. O tricampeão levou 5 segundos de punição e o corredor da Ferrari questionou a abordagem do acontecido.

Publicidade

“Nessas situações, seria melhor a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) pedir para que o piloto devolva a posição, porque há muita vantagem em administrar os pneus quando você tem o fluxo livre”, disparou o francês, que ficou em segundo lugar na corrida. Tudo aconteceu logo na volta 1 da corrida inaugural do Circuito de Las Vegas Strip, mas somente na 16, Verstappen facilitou a ultrapassagem do monegasco só para, depois, entrar nos boxes. Assim, Leclerc andou na frente até a 37ª volta, chegando a disputar a liderança com Sergio Pérez. O holandês foi informado da punição por seu engenheiro e ironizou a sanção, mandando um abraço aos comissários.

Leclerc ainda acusou Verstappen de frear de modo errático quando pilotava na frente. Por fim, o piloto da Red Bull Racing acabou passando na frente do francês na volta 37 e administrou sua vantagem até a bandeirada na volta 50. Charles, por sua vez, quase perdeu o segundo lugar para Pérez, que garantiu o  vice-campeonato de 2023. “Max já veio até mim e explicou a situação. Obviamente foi tudo no limite, além do limite, e eu até acho que os 5s de punição foram merecidos. Foi acirrado, eu ainda tentei dar espaço na pista para manter a posição mas a aderência estava tão baixa. Ele foi punido, cumpriu a sanção e eu acho que foi a forma correta”, explicou.

Publicidade

Verstappen também minimizou o acontecido. “Assim que você sai um pouco da linha aqui, fica com super pouca aderência e foi o que aconteceu. Eu freiei, e não tinha aderência. Não quis empurrar Charles para fora da pista, mas não dava para desacelerar, eu estava patinando com as quatro rodas. Ao mesmo tempo, você está cheio de adrenalina. Eu não fiquei feliz (com a punição), mas foi a escolha certa, provavelmente. Com os 5s definitivamente foi mais difícil voltar à frente”, contou.

**Texto originalmente publicado no SportBuzz.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.