Nesta quinta-feira, 23, Rubens Minelli, um dos maiores treinadores da história do futebol brasileiro, faleceu aos 94 anos. Com um tricampeonato brasileiro consecutivo por clubes diferentes, Internacional e São Paulo, o técnico escreveu seu nome na história, além de ter outras grandes conquistas por clubes como Palmeiras, Grêmio e outros.
A morte do ex-técnico foi comunicada pelo perfil oficial do Internacional, clube que ele fez história e conquistou dois Campeonatos Brasileiro consecutivos, nos anos de 1975 e 1976. A publicação não deu detalhes sobre o falecimento, mas, de acordo com o ‘GE’, Minelli estava internado há quase um mês para tratar uma infecção e não resistiu na manhã desta quinta-feira, 23.
Hoje, o mundo do futebol perdeu o ex-técnico Rubens Minelli. Comandante do inesquecível time Bicampeão Brasileiro (1975 – 1976), Minelli será sempre exaltado com carinho por todos os colorados. Nossos pensamentos estão com a família, amigos e todos os fãs neste momento difícil.… pic.twitter.com/XhpSTWwnb7
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) November 23, 2023
Nascido em São Paulo, Rubens Minelli foi um jogador de futebol competente, com passagens pelo Ypiranga-SP, Nacional-SP e o São Paulo Futebol Clube. No entanto, sua história como atleta é ofuscada pela carreira brilhante como treinador, etapa que o projetou nacionalmente como um dos melhores da história.
O ex-técnico foi o primeiro a vencer o Brasileirão três vezes consecutivas, sendo dois títulos pelo Internacional, e o terceiro pelo São Paulo. Antes disso, Minelli já tinha se sagrado campeão da competição em 1969, quando levou o Palmeiras à glória e o campeonato tinha outra nomeação.
O São Paulo FC, com imensa tristeza, lamenta o falecimento de Rubens Francisco Minelli, técnico do nosso primeiro título brasileiro, na edição de 1977. Ele nos deixa aos 94 anos.
Nossos sentimentos e condolências aos familiares, amigos e admiradores deste que foi um dos maiores… pic.twitter.com/XYfdADZkX9
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) November 23, 2023
Rubens Minelli construiu sua carreira em outros grandes clubes brasileiros, como Grêmio, Portuguesa, Paraná, Ponte Preta, Santos e Sport. Além disso, o treinador também comandou o Al Hilal, atual equipe de Neymar, entre 1979 e 1980. Até o momento, não existem informações oficiais sobre o sepultamento e funeral do ex-comandante.