Pela 19ª e última vez no ano de 2023, a Fórmula 1 ouviu o hino da Holanda, na manhã deste domingo, 26, depois da vitória de ponta a ponta de Max Verstappen, durante o Grande Prêmio de Abu Dhabi. O monegasco Charles Leclerc ficou sem segundo, mesmo tendo cedido a posição para Sergio Pérez para tentar impedir o vice-campeonato de construtores da Mercedes. Porém, a punição do mexicano por bater em Lando Norris colocou o inglês George Russell no pódio, confirmando o resultado da escuderia alemã, que fecha o ano sem vencer pela primeira vez desde 2011.
O triunfo do holandês foi o 54º de sua carreira, passando Sebastian Vettel, se tornando o terceiro maior vencedor de todos os tempos da Fórmula 1. Neste domingo, 26, foi, também, sua quarta conquista no Circuito de Yas Marina, onde levou a melhor nos últimos três anos. A Ferrari e a Mercedes entraram em disputa, cada uma, com somente um homem no top 10: Leclerc, que largou em segundo, e Russell, que largou em quarto. Seus colegas Carlos Sainz e Lewis Hamilton largaram em 16º e 11º, respectivamente.
Fórmula 1, 2023. pic.twitter.com/gjBkJ3eug1
— Víctor Abad (@victorabadf1) November 26, 2023
Hamilton se deu melhor, depois de dois pit stops, entrou de vez na zona de pontuação com uma ultrapassagem sobre Alexander Albon e Esteban Ocon, recebendo a bandeirada em nono. Enquanto isso, Sainz sofreu com a estratégia da escuderia italiana, que postergar sua segunda troca de pneus, esperando por um safety car, chamando o espanhol para por pneus macios na última volta, quando ainda era décimo, recolhendo o carro.
*texto publicado originalmente em SportBuzz