Um lembrete interno sobre política da agência foi enviado à equipe da Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos nesta quarta-feira (29), a respeito de postagens nas redes sociais que poderiam ser interpretadas como “políticas“.
Segundo informações da emissora Fox News, este lembrete interno surgiu após circularem relatos de que um alto funcionário da CIA tinha publicado uma imagem pró-Palestina em suas redes sociais, duas semanas após o ataque do grupo extremista Hamas a Israel, no dia 7 de outubro.
Em declaração à emissora, a Agência informou que os seus oficiais estão comprometidos com a “objetividade analítica”. “Os agentes da CIA podem ter opiniões pessoais, mas isso não diminui o seu compromisso – nem o da CIA – com uma análise imparcial”, afirmou a organização.
A CIA não negou a autenticidade da imagem pró-Palestina divulgada pela primeira vez pelo jornal Financial Times. Vários ex-funcionários da Agência que concederam entrevista demonstraram preocupações de que o cargo do alto funcionário demonstrasse uma parcialidade que poderia “prejudicar a organização“.
De acordo com o Financial Times, a vice-diretora associada de análise da CIA mudou a sua foto de capa do Facebook em 21 de outubro para a imagem de um homem agitando uma bandeira palestina. A imagem foi usada em vários artigos publicados online que criticam Israel.