Com o tema “O Futuro do Esporte e a Construção de uma Política Pública Esportiva para o País”, teve início o 1° Fórum Legislativo do Esporte na Câmara dos Deputados, na manhã desta quarta-feira (29/11). O ministro do Esporte, André Fufuca, esteve na cerimônia de abertura, em que destacou a importância da formulação conjunta de políticas públicas com a participação do Poder Legislativo.
“É importante saber que o esporte começa a ser tratado com primazia e com atenção devidas. Estamos aqui no coração do Congresso Nacional, porque não adianta fazer uma política pública isolada de outros poderes para que as ações alcancem a população, levando o esporte como meio de vida, inclusão e perspectiva de dias melhores para o futuro”, apontou o ministro.
Além de parlamentares, o fórum conta com ampla participação de representantes do segmento esportivo, como atletas, treinadores, dirigentes, gestores esportivos de clubes, confederações, federações e órgãos públicos, bem como profissionais ligados ao esporte, acadêmicos, empreendedores e representantes da sociedade civil.
“Por isso o Ministério do Esporte está aqui hoje no Congresso, trabalhando junto com as bancadas, junto com os estados, para aumentar os recursos para que possamos transformar a teoria em prática. Não tem como fazer isso segregado do Congresso Nacional, daqueles que trabalham para a construção do Orçamento”, afirmou André Fufuca.
O ministro defendeu ainda a criação de um regime de aposentadoria para dar segurança aos atletas do alto desempenho que concluem seu ciclo de competições; a possibilidade de inclusão de técnicos no benefício da Bolsa-Atleta, e revelou o processo de entendimento em curso entre clubes, CBF e ministério sobre a ideia de ingressos para jogos a preços populares nos estádios. Ele aproveitou a ocasião para anunciar a ex-jogadora de basquete Iziane Marques como nova secretária nacional de Esportes de Alto Desempenho.
Fufuca também recebeu das mãos do presidente do Conselho de Atletas do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e estrela do goalball nacional, Leomon Moreno, a medalha de ouro conquistada no Parapan de Santiago 2023. Segundo o atleta, é para que fique exposta no gabinete ministerial mantendo o paradesporto sempre lembrado. “Fiquei muito feliz em saber da presença do ministro no Parapan de Santiago 2023 e os outros atletas também, em saber que o ministro estava ali, acompanhando nossa trajetória”, disse Leomon, ao destacar a necessidade da criação de mecanismos para a inserção de mais atletas em espaços de representação.
“A gente precisa desenvolver mais líderes e despertar o interesse dos atletas em querer representar atletas. De nos envolver e aprender um pouco mais, para poder contribuir com a nossa visão de atletas em exercício sobre gestão, para que decisões cheguem mais próximas de nossas necessidades”, explicou.
O evento, que se estende até quinta-feira (30/11), é realizado pela Comissão do Esporte da Casa, a pedido da deputada Nely Aquino (Podemos/MG), e dos deputados Luiz Lima (PL/RJ) presidente do colegiado, Maurício do Vôlei (PL/MG) e Bandeira de Mello (PSB/RJ).
Luiz Lima saudou a presença de André Fufuca para ouvir de cada representante de entidade presente quais os desafios e as oportunidades para o futuro do esporte brasileiro. “O esporte é maravilhoso, porque conseguimos caminhar de forma suprapartidária e dialogar com todos. Aposto em dizer que é o movimento humano com a maior capacidade de unir as pessoas.”
O Ministério do Esporte participa de toda programação por meio dos seus representantes das secretarias nacionais e da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).