No último domingo (3), o surfista João Chianca, também conhecido como Chumbinho, sofreu um grave acidente enquanto surfava na praia de Pipeline, no Havaí.
O brasileiro, que está classificado para as Olimpíadas de Paris 2024, perdeu a consciência após cair de uma onda e foi arrastado para a praia. Colegas da sua equipe o resgataram desacordado e o levaram às pressas para o hospital. De acordo com as informações, Chumbinho passa bem e está estável, mas deve permanecer no hospital em observação por 48 horas.
O hexacampeão mundial de bodyboard, Guilherme Tâmega, presenciou o ocorrido e disse, ao GE, que o brasileiro foi arremessado de cabeça nos corais e desmaiou com o impacto.
“A onda era tão pesada que ele deve ter furado e batido de cabeça no coral. Vimos só a prancha, aqui da torre, e quando acontece isso, a gente já corre lá para baixo. Colocamos ele na areia, ele estava com pulsação, mas desacordado. Ele foi se recuperando e já estava querendo sair da maca, conforme foi melhorando. Quando ele foi levado para a ambulância, já estava super bem”, contou.
Família
O irmão de João Chianca, o também surfista Lucas Chumbo, usou as redes sociais para informar sobre a saúde do atleta: “Meu irmão está bem, graças a Deus. Está estável e consciente. Agradeço todas as energias positivas de todos. Obrigado, Eli Olson, Jake Maki e North Shore Lifeguards Association. Obrigado a todos que estiveram lá por ele”, escreveu.
WSL
Além da equipe e dos amigos de Chumbinho, a World Surf League (WSL) também divulgou um comunicado e tranquilizou os fãs do surfista: “Após uma lesão sofrida durante um free surf em Pipeline neste domingo, João Chianca, o Chumbinho, foi socorrido e está recebendo cuidados no Hospital em Honolulu, onde apresenta quadro estável. Estamos em contato com a sua família, que agradece o carinho e apoio de todos. Estamos gratos à North Shore Lifeguards Association e a toda comunidade do North Shore pela sua resposta imediata e eficaz para garantir a segurança do João.”