A sétima missão experimental do X-37B estava prevista para acontecer na segunda-feira (11), mas foi adiada pela SpaceX, que justificou: “Desistindo do lançamento do Falcon Heavy desta noite devido a um problema no solo; veículo e carga útil permanecem saudáveis.”
A espaçonave possibilita que os Estados Unidos realizem experimentos para entender melhor como melhorar as operações espaciais em andamento, além das futuras, de acordo com uma declaração do General B. Chance Saltzman, chefe de operações espaciais da Força Espacial dos EUA.
At dawn from the gateway to Mars, the launch of Starship’s second flight test pic.twitter.com/ffKnsVKwG4
— SpaceX (@SpaceX) December 7, 2023
O veículo deve decolar a bordo de um foguete Falcon Heavy, da SpaceX, a partir do Centro Espacial Kennedy (KSC), da NASA, na Flórida. O Boeing X-37B é um avião espacial reutilizável da USSF que, embora bem menor, se assemelha aos ônibus espaciais aposentados da NASA. Enquanto o avião espacial mede 8,8 m do nariz à cauda, os ônibus espaciais tinham 37 metros de comprimento.
A empresa afirma que está trabalhando agora para decolar na próxima oportunidade de lançamento, nesta terça-feira (12), às 20h14 (horário do leste dos EUA) – 22h14 no horário de Brasília. É possível acompanhar a decolagem. A SpaceX Anunciou que a transmissão da nova tentativa de lançamento será feita em seu perfil no X (antigo Twitter).
*sob supervisão de Camila Godoi