Nesta quarta-feira, 13, o Porto recebeu o Shakhtar Donetsk, em partida válida pela última rodada da fase de grupos da Champions League. Em confronto essencial para a classificação para as oitavas de final da competição, os portugueses aproveitaram o mando de campo e venceram por 5 a 3, dando sequência na campanha.
A partida começou com a pressão do Porto, que estava jogando em casa e precisava de uma vitória para garantir a classificação de uma vez por todas. Em menos de dez minutos, os portugueses criaram várias oportunidades, mas abriu o placar apenas com Galeno, que recebeu dentro da grande área e anotou um gol importante.
Após sair atrás no placar, o Shakhtar voltou buscando o resultado, indo atrás de pelo menos um empate. Assim, aos 29 minutos, Sikan, que finalizou de dentro área e deixando tudo igual. No entanto, o Porto voltou a frente com mais um gol de Galeno, aos 42 minutos, e voltou a deixar os ucranianos sem chances de classificação para as oitavas de final. Intervalo! 2 a 1.
Na volta para a segunda etapa, o Porto se esforçou para concretizar a vitória e afundou os adversários de uma vez por todas. Aos 16 minutos, Taremi finalizou de dentro da área e ampliou a vantagem para dois gols de vantagem. Aos 32′, os ucranianos diminuiram com um gol contra de Eustáquio. Porém, pouco tempo depois, Pepe deixou a vantagem dos portugueses mais confortável novamente.
Na reta final, aos 36 minutos, Francisco Conceição marcou o quinto do Porto e sacramento a grande vitória dos portugueses para avançar na competição. O Shakhtar ensaiou uma reação, marcando o terceiro, mas não foi o suficiente para conter os portugueses. Fim de jogo! 5 a 3.
*texto originalmente publicado em Sportbuzz