De acordo com o relatório toxicológico, o ator Matthew Perry morreu devido a “efeitos agudos de ketamina”. O laudo foi divulgado nesta sexta-feira (15) pelo Gabinete do Examinador Médico do Condado de Los Angeles. Dessa forma, a morte é considerada acidental, envolvendo afogamento, doença arterial coronariana e os efeitos da buprenorfina (usada para tratar transtorno por uso de opioides).
“Com os altos níveis de cetamina encontrados em suas amostras de sangue, os principais efeitos letais seriam tanto da superestimulação cardiovascular quanto da depressão respiratória”, afirma o relatório.
Ketamina
A substância cetamina (também grafada como quetamina ou ketamina, devido sua origem no inglês — ketamine) é um anestésico, que se tornou uma droga ilícita na década de 1980, de acordo com a Associação Brasileira para o Estudo da Obsesidade e Síndrome Metabólica (Abeso). Quando usada como droga, ela pode causar alucinações e levar à paralisia do usuário.
Ela tem ainda efeito rápido e efetivo no combate aos sintomas da doença mental. Em 2020, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o cloridrato de escetamina, um antidepressivo na forma de spray inalável indicado para adultos com depressão resistente a tratamentos convencionais e para pessoas com transtorno depressivo maior (TDM) que tenham pensamentos ou atos suicidas.
A morte
O ator foi encontrado morto dentro de um banheira de hidromassagem, na casa dele, em Los Angeles, em 28 de outubro. De acordo com o site TMZ, um dos primeiros a noticiar a morte, socorristas foram à casa de Perry atender a uma pessoa que sofria uma parada cardíaca. O assistente pessoal do artista que teria lhe encontrado inconsciente e ligado à emergência. No local, não havia drogas.
Carreira profissional
O ator Matthew Perry ficou famoso com papel na série “Friends”, interpretando o famoso Chandler Bing. O sitcom teve dez temporadas, gravadas entre 1994 a 2004. A série também foi estrelada por Jennifer Aniston, Lisa Kudrow, Courteney Cox, David Schwimmer e Matt LeBlanc. Perry é o primeiro ator dos protagonistas a morrer.
O artista também atuou em “Growing Pains”, “Studio 60 on the Sunset strip”, “Uma Noite na Vida de Jimmy Reardon”, “Meu Vizinho Mafioso”, “E Agora, Meu Amor?” e “Go On”. O seu último trabalho na TV foi em 2017, interpretando o papel de Ted Kennedy na minissérie “The Kennedys After Camelot”.