Após os brasileiros apaixonados por tênis já iniciarem o ano animados com o potencial de Bia Haddad Maia, o término dele se mostra ainda melhor para o futuro. A principal atleta do país no esporte contou com resultados relevantes durante toda a temporada, tendo títulos e marcas que não eram quebradas há muitos anos nos principais torneios do tênis mundial.
Começando como a número 15 do mundo, Bia não se esquivou dos principais campeonatos do circuito, já que estava em busca de um lugar no Top 10. O início foi promissor, mas com alguns percalços, já que o Australian Open terminou na primeira rodada no simples, e na segunda nas duplas, deixando o sonho da campanha histórica mais para frente.
ESTOU COM SDDS DA BIA HADDAD MAIAAAAAAAAAAAAAAA pic.twitter.com/7KFK6R3ySJ
— ⁴⁴ℂ𝕒𝕙⁸¹ 🐣 | ⁿᵃᵐᵒʳᵃᵈⁱⁿʰᵃ ᵈᵒ ᵏᵘˡᵘˢᵉˣʸ (@cahkkb) December 18, 2023
Como era o único Grand Slam do primeiro semestre, Bia focou nos WTA ao redor do mundo. E foi no Aberto de Madri, em maio, que conquistou seu primeiro título do ano. A bielorrussa, Viktoria Azarenka foi sua parceira quando ambas bateram uma dupla americana na grande final e ficaram com o troféu.
Em junho chegou o Roland Garros e foi lá que a brasileira teve o principal destaque dentre os torneios do circuito mundial. A campanha de semifinal foi surpreendente, mas a melhor de uma atleta do país desde Maria Esther Bueno. Apesar disso, o sonho do título acabou para a polonesa Iga Swiatek, por 2 sets a 0.
Depois disso, Bia sofreu com lesões e até um acidente no hotel em que estava hospedada a fez desistir de competição. Mas após campanhas medianas no Wimbledon e no US Open, ela deixou o ponto alto para o final, com títulos no WTA Elite Trophy, tanto no simples quanto nas duplas.
Isso fez com que ela voltasse a subir no ranking mundial do esporte e terminasse o ano na 11ª posição. Após as conquistas, a atleta confessou que seguirá perseguindo o objetivo do Top 10 e que se sente mais pronta ainda para isso, o que deixará a torcida ainda mais ansiosa para ver até onde ela pode chegar.