Um terremoto de magnitude 4,1 atingiu o sul da Califórnia, nos Estados Unidos, na manhã desta segunda-feira (01). O sistema de alerta de tsunami do país também não emitiu nenhum aviso devido ao terremoto. A apuração do portal BAND Jornalismo constatou que o tremor atingiu Los Angeles, Orange e Ventura.
Em divulgação, o Instituto de Terremotos dos EUA confirmou que nenhuma pessoa ficou ferida e nenhum acidente foi reportado. Estima-se que cerca de 17.621 pessoas sentiram apenas um fraco tremor. O terremoto na Califórnia ocorreu poucas horas depois de uma série de terremotos, incluindo um de magnitude 7,6 abalar o oeste do Japão.
No primeiro dia de 2024 foi registrado no Japão um terremoto de magnitude 7,6 na escala Richter. A emissora pública japonesa, NHK, atualizou as informações, reportando quatro mortes, de acordo com a província mais atingida, Ishikawa. O tremor atingiu praticamente toda a costa oeste do país e forçou um alerta de tsunami em grande parte do arquipélago. Até o momento, sabe-se que pelo menos seis pessoas estão sob os escombros.
地震の時は初詣してて危なかった…#earthquake #Japan #JapanEarthquake #สึนามิ
#Terremoto #Tsunami#津波 #津波警報 #地震 #ซีนุนิวเคานต์ดาวน์ไอคอนสยาม pic.twitter.com/hzI5OHw7bE— AQeel Saddique (@aqeelwriters303) January 2, 2024
Nesta terça-feira (2), equipes de resgate continuam em busca de feridos. De acordo com o governo japonês, cerca de 1 mil militares estão trabalhando no socorro às vítimas.
*Texto sob supervisão de Cleber Stevani.