Já tendo confirmado que deixará o comando técnico do Barcelona ao final da atual temporada, o ídolo do clube, Xavi Hernández, voltou a falar sobre seu trabalho. Em tom de crítica, o espanhol afirmou ser impossível aproveitar a experiência de comandar o time catalão, e reclamou da falta de valorização do trabalho apresentado.
“Não se valoriza nosso trabalho em um momento muito delicado. Tinha a decisão tomada desde o começo da temporada. Me mataram quando disse que estamos em construção. Tenho a sensação de que, faça o que fizer, diga o que disser, nunca vão comprar nada, nem ganhando a La Liga, nem a Supercopa (da Espanha), nem apostando nos jovens. É um tema de entorno, de clube e de exigência“, afirmou Xavi em entrevista coletiva.
Apesar de ter garantido que não cedeu a qualquer pressão, Xavi também comentou que já conversou com outros ex-treinadores do Barcelona, que garantiram que a mesma pressão atrapalha o trabalho. Segundo ele, o nível de pressão da torcida e da imprensa foi o principal responsável para isso.
“Te fazem sentir que não vale a pena diariamente. Falando com Pep (Guardiola) e com Ernesto (Valverde), já me contaram. Vi o Luis Enrique sofrer. Temos que refletir. Temos um problema em relação à exigência. Não se disfruta, não é qualidade de vida. Meu sonho era treinar o Barça, ganhar títulos jogando bem, e assim fizemos. Fiz o melhor para o clube, acreditei até o final. (Ao próximo técnico) lhe diria que disfrutasse, mas é impossível“, completou.
Desde 2021 no cargo, Xavi tem passado por temporadas com grande evolução, mas sem o brilho esperado pela torcida do clube. No atual ano, o time é apenas o quarto colocado no Campeonato Espanhol e foi eliminado nas quartas da Copa do Rei, apesar de ainda estar vivo na Champions League, onde enfrentará o Napoli nas oitavas.
🚨 Xavi Hernández anuncia que deixará o cargo de técnico do FC Barcelona no próximo dia 30 de junho:
“Acho que a situação merece uma mudança de direção e, como culer, não posso permitir essa situação”. pic.twitter.com/Ze58b7UZqK
— FC Barcelona (@fcbarcelona_br) January 27, 2024
* Matéria publicada originalmente em Sportbuzz.