O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão cresceu 1,9% em 2023. Porém, a Alemanha superou a nação asiática como terceira maior economia mundial.
O motivo é em razão da expressiva desvalorização do iene (moeda japonesa), segundo os dados oficiais publicados nesta quinta-feira (15).
O Japão está agora em quarto lugar no ranking das maiores economias mundiais. O país vê sua posição ameaçada pelo crescimento vertiginoso da nação de maior população do mundo, a Índia.
A mudança de posições se relaciona mais à flutuação cambial do que ao desempenho de cada economia.
O Japão cresceu 1,9% no ano passado, enquanto a Alemanha registrou contração de 0,3%, segundo os resultados publicados em janeiro pelo governo germânico.
Contudo, a desvalorização significativa do iene, de mais de 18% em relação ao dólar nos últimos dois anos, levou o PIB nominal do país a US$ 4,2 trilhões de dólares, abaixo dos US$ 4,5 trilhões da Alemanha.
A queda da moeda japonesa é consequência da decisão do Banco Central do país de manter as taxas de juros negativos para estimular os preços, enquanto outros países elevaram as taxas para combater a inflação.
“A superação (…) em dólares segue muito o colapso recente do iene. O PIB real do Japão supera o da Alemanha desde 2019”, declarou à AFP Brian Coulton, economista da Fitch Ratings.
Grande potência exportadora como o Japão, a Alemanha enfrenta a reduzida demanda externa, o aumento do preço da energia para sua indústria e as elevadas taxas de juros impostas pelo Banco Central Europeu para frear a inflação.
Japan loses spot as No. 3 Economy after surprise GDP contraction.
Norihiro Yamaguchi, senior Japan economist at Oxford Economics: Recession isn’t based on a GDP contraction in two consecutive quarters. Not in Japan!
Movements of the Business Conditions Index remain steady.💥💫❤️— Gary McMurrain (@GarySonnyChiba) February 15, 2024