Abilio Diniz faleceu no último domingo (18) em São Paulo, aos 87 anos. Ele foi vítima de pneumonite.
A pneumonite é uma inflamação severa no pulmão que atinge a região dos alvéolos pulmonares, responsáveis por transformar gás carbônico em oxigênio. Em casos graves, a doença tende a causar danos graves e irreversíveis ao órgão respiratório.
Essa é uma doença não infecciosa, ou seja, não é causada por vírus ou bactérias. Fungos e outros agentes ambientais, como exposição a substâncias químicas, tal como poeiras, fumaças ou vapores químicos, ou doenças autoimunes como lúpus, causam as formas mais comuns dessa doença.
Margareth Dalcolmo, pneumologista e presidente da SBPT, explicou, em entrevista ao G1, a causa da doença. “A pneumonite não tem bactérias ou vírus, mas é causada pelo que chamamos de hipersensibilidade. Isso ocorre quando o pulmão é exposto a uma substância que é inalada“.
Quais são os sintomas?
O paciente que contrai essa condição tende a apresentar tosse, falta de ar, dor no peito, dor ao respirar, fraqueza, febre, chiado no peito, irritação no nariz e na garganta e dor abdominal.
E a pneumonia?
É importante relembrar que a pneumonite é diferente da pneumonia. Enquanto a pneumonia atinge diretamente os alvéolos pulmonares, a pneumonite atinge o interstício, que fica entre os alvéolos.
Outra diferença importante é que a pneumonia é uma condição infecciosa, enquanto a pneumonite não.
* Sob supervisão de Lilian Coelho