Os estudantes selecionados na primeira lista do Programa Universidade para Todos (Prouni) devem apresentar seus documentos na universidade em que foram aprovados até hoje (20). Segundo o Ministério da Educação, os candidatos podem realizar esse processo de forma presencial ou on-line, a fim de comprovar as informações fornecidas durante a inscrição.
Até sexta-feira (23), as instituições primeiramente devem informar aos estudantes pré-selecionados se foram aprovados ou rejeitados. Em seguida, neste mesmo dia, as universidades também devem emitir os Termos de Concessão de Bolsa ou Termos de Reprovação. Todas essas informações estarão disponíveis no Sistema do Prouni (SisProuni).
Como a segunda lista consiste em duas chamadas consecutivas, a segunda está programada para o dia 27 de fevereiro. Para verificar se foram aprovados, os candidatos devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
No caso de o estudante não ser aprovado, ele pode manifestar interesse em entrar para a lista de espera, também pelo mesmo portal, nos dias 14 e 15 de março. Essa lista oferece a oportunidade de concorrer às vagas remanescentes após todas as chamadas.
O que é o Prouni?
O Prouni é, em suma, um programa do Governo Federal que oferta bolsas parciais e integrais em instituições de ensino superior privadas. O público alvo são estudantes de baixa-renda (entre R$ 1,5 mil e R$ 3 mil de renda bruta familiar mensal) sem diploma de ensino superior.
Os candidatos ingressam neste programa através do Exame Nacional do Estudante (ENEM), no qual eles devem apresentar nota igual ou superior a 450 nas cinco provas e não zerar nenhuma.
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini