No início da noite desta quinta-feira, 22, o Sport publicou, em seus canais oficiais, um vídeo do presidente Yuri Romão. Em um pouco mais de sete minutos, o mandatário se pronunciou sobre o ataque ao ônibus do Fortaleza, realizado por torcedores organizados do clube pernambucano, após partida válida pela quarta rodada da Copa do Nordeste.
Logo no início, Romão lamentou o ocorrido e pediu desculpas aos torcedores, jogadores e diretores do Fortaleza pelo ataque. O presidente também expôs um pouco do que aconteceu nesta quinta-feira, 22, dentro do Sport. “A gente não pode deixar isso passar em branco. Hoje, reuni toda a nossa diretoria na sede do clube para que, em conjunto, começássemos a traçar medidas que possam mitigar ou diminuir a ação desses marginais”, disse.
Pronunciamento oficial do presidente do Sport Club do Recife, Yuri Romão, sobre os ocorridos depois da partida diante do Fortaleza. pic.twitter.com/kOuUO7NakX
— Sport Club do Recife (@sportrecife) February 22, 2024
O presidente fez um pedido para se reunir com Raquel Lyra (PSDB), a governadora do Pernambuco, para discutir a situação da segurança pública em eventos esportivos. Além disso, Yuri Romão pretende se encontrar com membros importantes do futebol pernambucano, como representantes de Náutico e Santa Cruz, para promover o melhor plano para casos como esse não se repetirem.
Romão deixou claro que o Sport apoia o banimento dos estádios de quem praticou esse ato de violência. “Em conjunto, para que a gente possa tentar banir dos estádios essas pessoas que não estão lá para torcer. E, sim, para agredir. O que fizeram ontem com a delegação do Fortaleza Esporte Clube foi uma tentativa de homicídio. A gente precisa banir essas pessoas do ecossistema do futebol”, afirmou.
Por fim, Yuri Romão esclareceu que o Sport promoveu o máximo de suporte possível à delegação do Fortaleza após o ataque. Com equipes médicas em acompanhamento e diretoria em contato com o adversário. No encerramento, o presidente pediu desculpas novamente e reiterou a posição do clube pelo banimento dos envolvidos.
* Reportagem publicada originalmente em SportBuzz.