A maior punição de pontos da história da Premier League foi reduzida oficialmente nesta segunda-feira (26), após recurso aprovado do Everton.
O clube de Liverpool havia recebido a dedução de 10 pontos na tabela de classificação após ser condenado a infringir regras financeiras da liga, mas esta punição já foi diminuída para seis pontos.
O motivo da punição foi a violação das regras de sustentabilidade e rentabilidade da Premier League, que coloca um limite de gastos de 105 milhões de libras superior à renda em três anos.
No último triênio, o Everton contou com mais de 300 milhões em prejuízo, o que fez com que fosse punido.
Everton conseguiu sucesso parcial na apelação pela perda de 10 pontos na tabela da Premier League, por irregularidades financeiras: a pena foi reduzida de 10 para 6 pontos perdidos. Com os 4 pontos recuperados, o Everton se afasta um pouco mais da zona do rebaixamento. pic.twitter.com/ycF2ARh5fD
— Paulo Andrade (@_paulo_andrade_) February 26, 2024
A mudança faz com que o Everton suba duas posições na tabela, saindo do 17º lugar para o 15º, o que passou a preocupar ainda mais os concorrentes na briga contra o rebaixamento.
O Luton Town, que é o primeiro dentro do Z3, estava há apenas 1 ponto do rival, o que agora virou quatro em desvantagem para o Nottingham Forest, novo 17º colocado.
*Reportagem publicada originalmente em SportBuzz.