A rivalidade entre Jurgen Klopp e Pep Guardiola é antiga, mas é alimentada a cada temporada, desde os tempos de Alemanha. O reencontro na Inglaterra contou com tudo um pouco: eliminações, disputas por título, recordes. Neste domingo (10), será o último encontro deles na principal competição inglesa, já que o alemão deixa os Reds ao final da temporada.
Na frieza dos números, quem leva a melhor é o Liverpool de Klopp, que venceu oito dos 21 duelos diretos contra o rival, além de ter empatado sete vezes e perdido seis. Além disso, o palco do próximo compromisso presenciou apenas um revés para os donos da casa no Anfield, o que aumenta a confiança.
Jurgen Klopp asked what he admires about Pep Guardiola: “The way he influenced football. Winning the amount of trophies he won but when you see him, he behaves like he’s never won anything – the desire is outstanding. I see excellence. Pep is definitely that.”
— Lewis Steele (@LewisSteele_) March 8, 2024
Os títulos ficaram em sua maioria com Guardiola, principalmente na Premier League. Desde a temporada 2017/18, apenas uma os dois times não brigaram pela conquista nacional, com um placar largo de 5 a 1 para os Tubarões, na única vez que eles perderam a competição nos últimos cinco anos.
O destaque fica para as temporadas de 2018/19 e 2021/22, que contaram com apenas um ponto de diferença entre os dois clubes e sempre com vantagem para o City. A primeira foi decidida no confronto direto vencido pelos Azuis, na única derrota do time de Klopp em toda a competição.
Mesmo assim, os mata-matas são mais favoráveis ao Liverpool, que já até eliminou o rival em quartas de final de Champions League, com direito a largo placar de 3 a 0 na ida. Nesta temporada, a equipe já venceu a Supercopa da Inglaterra, em duelo decidido nos pênaltis, após 1 a 1 no tempo normal.
Esta temporada não será tão diferente, já que o confronto deste domingo (10), também vale a liderança da competição, com os times separados por apenas um ponto na tabela. Além disso, será a despedida de uma rivalidade que, segundo ambos, faz dois dos melhores técnicos do mundo serem ainda melhores.
* Matéria publica originalmente no SportBuzz.